Saiba o que é ESG

ESG - Foto - Khaosai - Canva - Divulgação
ESG - Foto: Khaosai - Divulgação Canva

O ESG pode transformar os negócios e ajudar o planeta. Entenda.

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança.

Primordialmente, a abordagem é um conjunto de critérios que avalia o desempenho das boas práticas empresariais em relação a aspectos como sustentabilidade, responsabilidade social, ética e transparência.

Em outras palavras, ESG é uma forma de medir o impacto das práticas empresariais na sociedade e no meio ambiente, além de analisar como elas gerenciam os seus recursos, os seus processos e os seus riscos.

Mas por que isso é importante? Entendendo a sigla:

ESG - Foto Divulgação Canva pcess609
ESG – Foto Divulgação Canva pcess609

E de Ambiental (Environmental)
O E de Ambiental se refere à forma como as empresas lidam com questões como mudanças climáticas, emissão de gases de efeito estufa, uso de energia, água e recursos naturais, gestão de resíduos, poluição, biodiversidade e proteção animal.

As empresas que se preocupam com o E de Ambiental buscam reduzir o seu impacto negativo no meio ambiente e preservar a biodiversidade.

Além disso, elas também podem se beneficiar de oportunidades como a inovação em produtos e serviços sustentáveis, a redução de custos operacionais, a melhoria da reputação e a fidelização de clientes e investidores.

S de Social (Social)
O S de Social se refere à forma como as empresas se relacionam com os seus stakeholders, ou seja, os seus públicos de interesse, como funcionários, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades, sociedade civil e governo.

As empresas que se preocupam com o S de Social buscam promover a diversidade, a equidade, a inclusão e o pertencimento em seus ambientes de trabalho.

Além disso, buscam garantir o respeito aos direitos humanos, a saúde e a segurança de seus colaboradores, a qualidade de seus produtos e serviços, a satisfação de seus clientes, a responsabilidade social e o engajamento com as causas sociais.

G de Governança (Governance)
O G de Governança se refere à forma como as empresas são administradas, ou seja, como elas definem as suas estratégias, as suas políticas, as suas metas, os seus controles internos, os seus sistemas de gestão, os seus processos decisórios e a sua prestação de contas.

As empresas que se preocupam com o G de Governança buscam adotar práticas de ética, integridade, transparência, compliance, anticorrupção, proteção de dados, governança corporativa e participação dos acionistas.

A importância do ESG para os negócios e o planeta

Por outro lado, as empresas que ignoram o ESG podem enfrentar desafios como a perda de confiança, a queda de receita, a redução de mercado, a deterioração da imagem, o aumento de custos, a exposição a multas, sanções e processos judiciais, e até mesmo a extinção de seus negócios.

Além disso, o ESG também é importante para o planeta, pois contribui para o desenvolvimento sustentável, ou seja, aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras.

O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são 17 metas globais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz e a prosperidade até 2030.

Um chamado à ação

Em síntese, o ESG representa uma nova forma de fazer negócios, mais consciente, responsável e sustentável, no entanto, exige uma mudança de mentalidade e de atitude de todos os stakeholders.

Portanto, se você quer fazer parte dessa transformação, é hora de se informar, se engajar e se adaptar ao ESG. Não se trata apenas de uma questão de sobrevivência, mas também de uma oportunidade de fazer a diferença no mundo.

Fonte:

Soul ESGS
Consultoria em ESG e Sustentabilidade
E-mail: [email protected]

Cínthia Souto

Mercadóloga, Especialista em ESG e Sustentabilidade pela FIA/USP, Comunicação ESG pela ESPM, Comunicação Corporativa, Mídia e AI.